Malhação na menopausa: conheça os melhores exercícios nessa fase da vida

Atividades físicas são importantes em qualquer idade. Não há dúvida, porém, que elas são mais do que recomendadas para mulheres na menopausa. São muitos os ganhos, seja do ponto de vista físico, seja do psicológico.

           A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse momento, são encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. Não há uma data preestabelecida para o início do climatério (a transição para a menopausa), mas manifesta-se, frequentemente, a partir dos 40 anos.

           Nesse processo, a menstruação tende a ficar mais espaçada, até parar. Com isso, ocorrem mudanças hormonais e flutuações de humor importantes. Acontecem ainda sensações físicas, como as famosas “ondas de calor”.  A soma dessas ocorrências tende a ser bastante estressante.

              Para os experts, não há dúvidas: a prática regular de atividade física no climatério pode evitar, ou ao menos atenuar, a evolução de problemas capazes de colocar a saúde da mulher em risco. Por causa do déficit de estrogênio, o hormônio que os ovários param de produzir nessa fase, o calorão dos fogachos e as variações de humor e disposição dão as caras.

                Durante a menopausa, é comum as mulheres terem perda óssea. Nesse sentido, exercícios com algum tipo de impacto podem ajudar. Outras alterações que precisam ser acompanhadas de perto dizem respeito a taxa de colesterol e pressão arterial.

Sintomas da menopausa
Ausência da menstruação / Ressecamento vaginal / Ondas de calor / Suores noturnos / Insônia/ Diminuição no apetite sexual / Perda de massa óssea (osteoporose) / Aumento do risco cardiovascular / Depressão

Saiba quais são as melhores modalidades para quem está na menopausa

– Hidroginástica
– Natação
– Caminhada
– Corrida
– Dança
– Musculação
– Alongamento
– Ioga

Não se esqueça
– Assim que sentir os sintomas, procure um médico. Ele indicará a melhor forma de atravessar a mudança;
– Não se assuste. O período da menopausa é normal na vida de toda mulher;
– Busque a compreensão da família;
– Cuide da alimentação

                O Grêmio Náutico Gaúcho oferece todas as modalidades mais indicadas para amenizar a menopausa. As inscrições estão abertas, informações sobre horários e valores na Secretaria ou através dos telefones 3230.3029 / 3230.3009 / 3230.3031