Dia do Idoso: veja a importância do exercício na terceira idade

              Fazer exercícios é importante em qualquer idade e deve ser incentivado sempre, principalmente entre os idosos, pois os benefícios são muitos! A atividade física melhora a flexibilidade, força muscular, disposição, postura, o equilíbrio, previne osteoporose e doenças cardiorrespiratórias, combate a depressão e ainda é uma forma de inserir o idoso no convívio social. O exercício faz com o idoso se sinta mais ativo, gerando um aumento da sua autonomia e consequente sensação de bem-estar.

Benefícios para a mente na academia da terceira idade
Frequentar uma academia na terceira idade não é benéfico apenas para o corpo, mas também para a mente. Ela aumenta a sociabilidade, uma vez que no ambiente há outras pessoas, outras histórias e superações de limites, bem como auxilia na diminuição da ansiedade e depressão, visto que é cientificamente comprovado que exercitar-se promove a liberação de endorfina e demais substâncias antidepressivas.
Para que haja prazer nos exercícios, é fundamental que, antes de escolher uma atividade física, o idoso opte por fazer atividades que lhe tragam prazer e disposição. Praticar uma atividade que não agrada gera a desistência rápida, privando as pessoas dos resultados que buscam. Vale a pena, então, investir na experimentação de várias atividades, como bicicleta, hidroginástica, musculação de baixo impacto, alongamentos, ioga e danças. No Grêmio Náutico Gaúcho muitas dessas atividades estão disponíveis também para não associados.

Cuidados a serem tomados
O idoso deve interromper as atividades imediatamente, caso ocorram sintomas como tontura, falta de ar, náusea e dor ou pressão no peito, no braço, no ombro ou pescoço. Suores frios ou dores nas articulações também são sinais de que a pessoa deve parar.

Se as articulações estiverem sensíveis, inchadas e avermelhadas, deve-se evitar a academia para idosos e procurar orientação médica. Em caso de tosses, febre e gripe, o exercício deve ser adiado para quando o atleta estiver recuperado.

Após a recuperação de lesões ou doenças, é aconselhado recomeçar as atividades físicas do ponto inicial, em vez de retomar os exercícios do ponto em que se parou.

Orientações de academia para idosos
Antes de começar qualquer exercício de academia para idosos, deve-se buscar orientação médica. A partir de consultas e da solicitação de exames, o profissional poderá dar orientações de acordo com as características individuais do paciente.

Comece a praticar uma atividade física no Grêmio Náutico Gaúcho, informe-se sobre todas as opções disponíveis, horários e valores na Secretaria ou através dos telefones 3230.3029 / 3230.3009/ 3230.3031