Como atividade física ou transporte, o ciclismo contribui muito para a qualidade de vida

           A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que para sermos considerados não sedentários precisamos de 150 minutos de atividade física moderada por semana, são 30 minutos por dia. A bicicleta é uma forma interessante de colocar isso em prática porque é um exercício democrático, que pode ser praticado por pessoas com condicionamentos físicos diferentes.
Muito além de conquistar um corpo sarado e economizar com combustível, andar de bicicleta previne e pode até curar doenças como depressão e ansiedade. Com a sua prática, pode-se perceber uma elevação da capacidade respiratória e cardiovascular, o que, consequentemente, intensifica o bom funcionamento do cérebro. Confira abaixo a relação de alguns dos principais benefícios do ciclismo:

1. FORTALECE A MUSCULATURA
Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. Praticando o ciclismo, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa região e evitando, assim, lesões em outras atividades físicas. O pedal também é indicado, pelo mesmo motivo, para quem pratica corrida, pois as pernas ganham resistência para aumentar o desempenho e evitar lesões durante a prática do esporte.

2. AUXILIA NA SAÚDE DO CORAÇÃO
Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes. Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.

3. REDUZ O ESTRESSE
O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

4. MELHORA NA RESPIRAÇÃO
Ao ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação ficam bem longe.

5. AJUDA NO EQUILÍBRIO
Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio sobre duas rodas e consegue transportar esse aprendizado para outros exercícios e para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma e balancear as emoções.

Obs: Vale lembrar que é necessário ter os equipamentos básicos para sua segurança, além de sempre fazer a manutenção da bicicleta e se preparar para os tipos de ciclismo.

                Para os adeptos da atividade, o Grêmio Náutico Gaúcho oferece um bicicletário que permite que os associados se desloquem ao Clube de bike e consigam estacioná-la com segurança. O espaço fica localizado ao lado da Sala de Jogos na Sede Social e permite o seu uso durante o horário de funcionamento do Clube. Já na academia, os associados podem incorporar a bicicleta ergométrica ao treino e se beneficiar de tudo o que ela pode fazer pela saúde, veja quais as vantagens do exercício de acordo com o tempo de prática:

e3120ea9f70b3468c55aa02c832107ab--cycling-tips-btt

        Caso tenha interesse em pedalar ao ar livre, a Sede Campestre é uma ótima alternativa. Lá os associados podem levar a sua bike e usufruir de toda a infraestrutura, tranquilidade e área verde que o local oferece.
Como você pôde ver, são inúmeros os benefícios do ciclismo e certamente alguns deles podem chamar mais sua atenção, seja para exercitar a mente e fugir do estresse, modelar o corpo, fortalecer os músculos, perder peso ou aumentar a autoestima. O fato é que os pedais são verdadeiros aliados de quem deseja mais qualidade de vida e saúde.