Atividades ricas para a saúde: Saiba como a prática da caminhada é benéfica para o emagrecimento

Pesquisas verificaram que a caminhada é a atividade preferida dos brasileiros. De fato, observamos o quanto a população se agrada a caminhar nos parques e calçadões do país. Para a satisfação dos praticantes, foi verificado que o exercício emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora também para perder as gordurinhas abdominais.

A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, significando uma perda importante de peso diário. Quando a caminhada é associada a uma dieta hipocalórica é possível perder até 8kg por mês.

A caminhada tem, ainda, outros benefícios para a saúde, que incluem a redução do colesterol, aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Além disso, está indicada para indivíduos de todas as idades e condições físicas, desde que respeite suas limitações.

Caminhar-Emagrece

Mesmo para aqueles que têm uma vida sedentária, é possível entrar em forma caminhando no mínimo 3 vezes por semana em meia hora. Apenas com esta prática, o sedentarismo já se afasta e se melhora a qualidade de vida. Para emagrecer e colocar o corpo em forma é preciso um pouco mais de empenho, que pode ser conseguido aumentando paulatinamente a duração e a frequência das caminhadas.

Dentre as vantagens da caminhada é que ela pode ser adaptada a todos os perfis e objetivos. O praticante pode caminhar apenas para relaxar (em torno de 1 km em meia hora está perfeito) ou pode dobrar esses percursos se deseja ganhar condicionamento físico. Se o objetivo é emagrecer além do condicionamento físico, então o ideal é no mínimo 3 km em meia hora, com percurso irregular com descidas e subidas.

Para saber se a caminhada está surtindo efeito e se você está emagrecendo é simples, basta verificar o seu batimento cardíaco, ele deve chegar a 70% de sua frequência cardíaca máxima. Para chegar a esse resultado basta diminuir a sua idade de 220 e multiplicar por 70%, o resultado é o número de batimentos cardíacos por minuto que você deve alcançar para ocorrer o emagrecimento.

Abaixo, de forma prática, os benefícios da caminhada:

Caminhada ou Corrida

– Aumento da capacidade cardiovascular

– Contribui para perda de peso

– Auxilia na prevenção de problemas cardíacos