De que maneira a meditação auxilia no desempenho do atleta?

          A harmonização corpo-mente é muito importante para o desempenho dos atletas, e a meditação tem se mostrado como uma prática de ótimos e reconhecidos resultados para todos. O alto desempenho esportivo não depende apenas do preparo físico, o domínio sobre as emoções é tão importante quanto à força, flexibilidade e resistência a provas. A vitória ou a derrota pode ser definida em poucos segundos e depende também do controle emocional.
Meditar é refletir. A quantidade de energia obtida com a meditação é maior do que a do sono. Vinte minutos meditando equivalem a oito horas de sono profundo, sendo a técnica considerada a mais poderosa para aliviar o estresse e a ansiedade. Atualmente existem evidências que a mediação promove:

Meditacao– Redução dos sintomas de estresse
– Redução da hipertensão
– Redução do hábito de fumo e do consumo de álcool
– Redução da tensão muscular
– Melhora em sintomas do humor e sintomas do estresse em atletas com lesões graves
– Melhora da atividade imunológica
– Melhora consequente no desempenho esportivo

             Além dos benefícios acima citados, a meditação também é uma excelente fonte de autoconhecimento para o ser humano, o que para os atletas é muito valioso. Sendo mais autoconfiante, o atleta consegue aplicar na prática o melhor de toda sua inteligência e conhecimentos para tornar sua vida mais equilibrada e contribuir no alto desempenho na carreira esportiva.
Neste sentido, a Meditação e a Yoga andam juntas e uma se torna aliada da outra na hora de melhorar os aspectos físicos e biológicos do corpo. A relação entre elas nasceu da necessidade de manter os praticantes focados na conscientização de seus corpos e dos movimentos que realizam, pois para conseguir alcançar a concentração necessária, os alunos devem manter sua respiração constante, equilibrada e conduzir mentalmente como cada membro de seus corpos devem se mexer.
Para iniciar a prática da meditação, que tal começar praticando Yoga? No Grêmio Náutico Gaúcho são oferecidas aulas de Yoga para associados e não associados nas segundas e quartas às 8h com a instrutora Sabine Silveira. Melhore o seu desempenho durante os treinos, para inscrições e informações entre em contato na Secretaria do Clube ou através dos telefones 3230.3029 / 3230.3009 / 3230.3031

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s