Asfalto, grama ou areia: fique por dentro das vantagens e desvantagens de correr em cada superfície.

            Para se manter saudável e ainda por cima perder alguns quilos extras, um dos melhores exercícios é a corrida. A modalidade, além de queimar muitas calorias, melhora o condicionamento físico. Porém, os pés absorvem de duas a três vezes mais impacto em relação ao peso do corpo e, por isso, é importante saber os cuidados que devem ser tomados em cada tipo de superfície. Acompanhe!

Características do treinos

ASFALTO

asfalto.jpeg– Vantagens: No asfalto, há o aumento da resistência do corredor. Nesse treino, deve-se valorizar a velocidade, pois o asfalto devolve o impulso da passada. É mais difícil se lesionar, pois o piso é regular. Recomendado para treinos longos.


– Desvantagens:
O impacto nas articulações é maior porque o piso é mais rígido.

* Com um bom fortalecimento muscular, o corredor não sofrerá com o impacto.
* Se estiver se recuperando de lesão, pode ser bem perigoso voltar às ruas.
* Use tênis arejados, com boa flexibilidade e amortecimento.

GRAMA

farbe_post_0412_05.jpg– Vantagens: A grama absorve o impacto e alivia os joelhos. Ela é uma boa opção para trabalhar a musculatura e perder os quilinhos a mais. Recomendado para treinos intervalados.

– Desvantagens: Terrenos com gramas são moles e apresentam desnivelamento, por isso são causadores de lesões. A probabilidade de virar o pé é muito maior nesse terreno.

 

 

* Atenção aos buracos que a grama pode esconder
* Evite correr em dias de chuva, pois o solo torna-se escorregadio
* Use tênis com tração e ranhuras para dar estabilidade

AREIA

mulher-correndo-areia-750x500.jpg– Vantagens: Correr na areia é um excelente método para desenvolver a força e a resistência, já que exige muito dos músculos.

– Desvantagens: É o piso que mais gera lesões por conta do desnivelamento. A areia é instável e força muito os joelhos e o quadril. A areia, por não ser plana, faz com que o praticante sobrecarregue um dos lados do corpo. Recomendado para treinos curtos.

* Caso esteja com tendão do pé lesionado, esse tipo de corrida piora as dores.
* Deixe o tênis de lado, corra descalço.

Agora vamos à peça mais importante: alimentação e respeito a individualidade

Alimentação

         É muito importante que o treino não seja feito em jejum, a corrida é uma atividade aeróbica que consome muita energia, portanto, para evitar fraqueza, queda brusca da glicemia ou até queda de pressão, se alimente de forma adequada antes do treino.
Uma dica útil é comer alimentos que contenha carboidrato de fácil digestão até duas horas antes e 30 minutos antes você pode comer uma fruta e um pedaço pequeno de pão branco com peito de peru e queijo branco. Evite ingerir muita fibra, para não ocasionar desconforto gástrico durante o exercício.

Nota: Hidratação é essencial, não deixe de beber água antes, durante e principalmente depois do treino.

O Respeito à individualidade

          Independente da fase de treinamento que você esteja lembre-se sempre de respeitar seus limites, preste atenção no seu corpo e execute a atividade de maneira consciente. Com qualquer sinal de mal estar, interrompa o treino e procure se restabelecer, não tente acompanhar o ritmo de outras pessoas, cada um está em um nível de condicionamento e cada um tem seu objetivo.
Saiba distinguir o MAL ESTAR do DESCONFORTO, a corrida acelera seu batimento cardíaco e proporciona muitas alterações fisiológicas durante o treino, sentir desconforto é normal, pois a respiração fica mais difícil, a fadiga muscular aparece, o corpo desidrata e etc. Mas, em casos de sintomas como tontura, escurecimento da vista, ou qualquer dor intensa o treino deve sim ser interrompido.

            Muito bem! Se você chegou até aqui e ainda não desistiu é porque realmente está determinado (a) a começar os treinos de corrida. Então, agora é hora de colocar o pé na estrada e iniciar a prática. No Grêmio Náutico Gaúcho, para aqueles que desejam iniciar a modalidade, temos três opções: corrida indoor, corrida de rua e triathlon. Verifique na Secretaria informações sobre horários e valores e inscreva-se.
Contatos: (51) 3230.3029 / 3230.3009 / 3230.3031

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s