Os benefícios da corrida na terceira idade

Hoje, a prática das corridas está em alta, há diversos eventos, grupos e incentivos aos adeptos a este exercício aeróbico que faz bem ao corpo e ao mesmo tempo para a mente. Porém, o que se desconhece é que o esporte, apesar de muito praticado pelos jovens, também é bastante rico para os idosos.

Independente da idade, peso ou experiências anteriores com atividades físicas, correr pode trazer benefícios a todos os adeptos, especialmente aos mais velhos, já que o esporte pode ajudar a prevenir doenças, diminuir dores articulares e fortalecer a musculatura.

A corrida também pode ser o elemento de uma vida mais ativa e feliz na terceira idade. A socialização e o bem-estar proporcionados pela atividade também mudam positivamente a parte psicológica do corredor, que sente-se mais capaz e saudável.

Antes de iniciar a prática de corrida, é importante que o idoso realize exames médicos para analisar a sua condição física e verificar quais são os seus limites. Após a liberação do médico, é recomendado procurar orientações de profissionais da área para acompanhá-lo.

Inicialmente o praticante pode realizar uma caminhada. Aos poucos, o ritmo pode ser aumentado e a atividade pode ser intercalada entre correr e caminhar até que a velocidade aumente e o condicionamento físico, tornando-se corrida.

Para este público, as recomendações gerais são de que os treinos sejam de até três vezes na semana e no ritmo leve ou moderado, sempre atentando aos cuidados com os ossos, ligamentos e articulações.

Por apresentarem metabolismo mais lento, os cuidados com a hidratação dos idosos devem ser em dobro. Sucos naturais, chás e muita água devem sempre estar presentes antes, durante e depois dos treinos. O consumo de frutas, verduras e legumes variados também é recomendado.

corredores-idosos.jpg

Dicas de planejamento para iniciar a corrida na terceira idade:

Nem pense em começar a correr sem orientação e sem um planejamento adequado. Depois de consultar o médico e o profissional de educação física, os passos são estes:

– Encontre um tênis confortável e adequado para a corrida. Uma boa medida para isso é pedir sugestão para o educador físico, que poderá orientá-lo com correção.

– Separe ou compre roupas para os exercícios físicos. Elas devem ser confortáveis e leves. Lembre também de ter opções para o frio, com calça e moletom.

– Estabeleça um cronograma de atividades, com horário de início e fim. A regularidade e a rotina beneficiam a manutenção do exercício.

– Converse com amigos para criar um grupo de corrida. Assim você terá mais ânimo para fazer o exercício toda semana.

– Se você gostar de ouvir música, considere a opção de comprar fones de ouvido para embalar sua corrida com trilha sonora.

– Não esqueça de se alongar antes e depois da corrida, com calma e tranquilidade. O alongamento é essencial para evitar lesões.

– Comece o exercício com intensidade inferior, para aquecer os músculos. Vá aumentando a intensidade aos poucos.

– Não corra logo depois de acordar. Se quiser correr pela manhã, faça um desjejum leve e balanceado e dê um tempinho antes de se exercitar.

Benefícios da corrida

Confira abaixo alguns benefícios da corrida na terceira idade:

– Diminuição do estresse e da ansiedade

– Aumento do bem-estar e do ânimo

– Prevenção de doenças cardíacas

– Perda de gordura

– Fortalecimento das articulações, dos ossos e dos músculos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s