Nadar na piscina ou no mar? Descubra a diferença

          Nadar no mar será assim tão diferente do que nadar na piscina? A natação em águas abertas está para a piscina assim como o ciclismo de estrada está para o velódromo. Embora ambientes controlados sejam excelentes para trabalhar os fundamentos, a força específica e a técnica do esporte, é no “mundo real” que acontecem as provas, e nele os atletas estão sujeitos às condições climáticas e de percurso, interferência de obstáculos, de outros atletas e, claro, ao nervosismo característico de uma prova. Todos esses fatores têm influência direta na técnica aplicada, que por sua vez, determina diretamente o desempenho na modalidade.

            Antes de mais nada, ainda que estejamos a falar do mesmo desporto, a natação trabalha diferentes grupos musculares. Se na piscina o esforço recai essencialmente sobre o bíceps braquial, bíceps femoral, ombros e glúteos, em águas abertas, além dos músculos anteriormente referidos, o esforço vai incidir mais na região lombar, pescoço e psoas (o músculo que une a anca com a perna).

            Mas as diferenças não ficam por aqui. A respiração também tem de ser feita de maneira diferente. Enquanto que na piscina se respira para os lados, em águas abertas já é necessário uma alternância de três ou quatro respirações laterais com uma respiração frontal para poder corrigir a direção. Abaixo ressaltamos algumas diferenças entre a prática da natação nas piscinas e em águas abertas, confira:

1.  Densidade da água. Nas águas abertas a densidade é maior pela salinidade da água.

2. Atletas de águas abertas tem composição corporal diferente. O índice de gordura é mais alto. Os atletas de piscina tem maior constituição muscular.

3. Nas águas abertas existe a possibilidade de contato físico, mesmo que não tolerado pelas regras, é muito comum às mútuas pancadas nas disputas de águas abertas. Estes contatos são mais frequentes nas largadas e chegadas.

4. Posição do corpo na água. Na natação de piscina, o nado é mais plano, nadadores procuram alinhar seu corpo com a água. Nas águas abertas, a posição da cabeça é mais alta, e existe uma constante elevação da mesma para a localização do nadador na disputa da prova.

5. A necessidade da execução das viradas inclui um fator físico de muita importância nas provas de piscina, fator este que não existe nas águas abertas.

6. A realização de multi provas numa mesma etapa de uma competição de piscina também é outra diferença expressiva em relação às águas abertas. Nadadores de piscina nadam 2, 3, 4 e até mais vezes num mesmo dia, com eliminatórias, finais e revezamentos. Os nadadores de águas abertas nadam uma prova por dia ou em nível internacional com intervalos de dois ou mais dias entre as diferentes provas.

7. A técnica de nado é também distinta. O nado de águas abertas é mais constante e utiliza em grande escala a dimensão do movimento de braçada. Nas provas de águas correntes ou com ondas, o rolamento do corpo deve ser evitado. Rolamento quando executado em provas com muitas ondas ou correntes faz com que o nadador perca a estabilidade do nado e até a direção.

            A natação em águas abertas é uma das modalidades esportivas que vem ganhando cada vez mais adeptos. Além dos benefícios para a saúde e no desempenho físico, a prática permite uma total integração do atleta com a natureza. Por este motivo, o Grêmio Náutico Gaúcho, em parceria com a Hidrolift, está com lista de interessados na Secretaria. Para inscrição é necessário ser associado do Clube e agendar um teste com os nossos instrutores antes de iniciar as aulas. As turmas somente serão abertas com o número mínimo de 10 inscritos. Informações na Secretaria ou através dos telefones 3230.3029 / 3230.3031 / 3230.3009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s