Patinação: uma forte aliada à concentração e autoconfiança

A patinação é um esporte aeróbico que beneficia vários membros do corpo. Ela surgiu como meio de locomoção, os sapatos com rodinhas eram o meio mais simples de atravessar, durante o inverno nos lagos, os canais congelados da Europa. Atualmente, a patinação existe em diversos países e além de ser praticada como atividade profissional é um hobby para crianças e adultos. O exercício trabalha todo o sistema respiratório e cardiovascular. Patinar auxilia no emagrecimento, aprimora o equilíbrio, a força, a flexibilidade, a agilidade e resistência. Também é ótima para o desenvolvimento da coordenação motora e tonifica, principalmente, a musculatura das pernas e glúteos.

Emocionalmente, é um exercício completo, pois reforça a autoestima, alivia o estresse e proporciona uma sensação de liberdade como muitos exercícios aeróbicos. Em aproximadamente uma hora de patinação, é possível queimar entre 300 e 600 calorias.

Equilíbrio x Concentração

A patinação trabalha muito o equilíbrio, pois para se manter firme sobre as rodas é necessário bastante concentração. No começo, a orientação de um profissional ajuda a aliviar o medo e mostra como usar o equipamento de forma a prevenir lesões. As aulas incluem a forma correta de executar as passadas de pernas, de pisar e deslizar sobre os patins, fazer as curvas e frear com segurança.

Proteja seu corpo         

O ideal é que a patinação seja praticada com equipamentos de segurança, tais como joelheira, cotoveleira, munhequeira e capacete. Nas ruas, é necessário conhecer e respeitar as leis de trânsito, se manter sempre na borda da rua, fazer sinal com o braço quando for virar à esquina. Hoje, muitas cidades possuem as ciclovias ou pistas próprias para patinar, o que torna o esporte ainda mais acessível e ao alcance da população.

Alguns benefícios da Patinação:

– Garante todos os benefícios da corrida sem os problemas causados pelo impacto;

– Trabalha a concentração;

– Melhora o condicionamento físico;

– Aguça a coordenação motora;

– Ajuda na resistência muscular;

– Desenvolve a agilidade e os reflexos do corpo;

– Problemas na coluna e nas costas podem ser solucionados com essa atividade;

– Ajuda na definição muscular, principalmente das coxas, pernas, bumbum, abdome e costas;

– Gera sensação de bem estar e de juventude;

Para aprender e obter a prática necessária, as aulas são fundamentais, o GNGaúcho oferece aulas de patinação para todas as idades, informe-se em nossa Secretaria sobre horários e valores e #pratiquegngaúcho.