Yoga após o trabalho: GNGaúcho realiza as aulas experimentais nesta terça e quinta às 18 horas

O Yoga é uma atividade que trabalha a mente, o espírito, a força e flexibilidade do corpo.  Trata-se de um exercício bastante importante para lidar com a exaustão e estresse aos que trabalham muito e necessitam relaxar.

Há algumas técnicas do yoga que auxiliam a amenizar a sensação de cansaço, estresse e recarregam as energias. Tais movimentos equilibram o corpo e a mente, são fáceis de fazer e bastante eficientes para o bem-estar e saúde.

Aproveitando estas questões, o GNGaúcho oferece aulas de yoga nas segundas e quartas-feiras às 8h da mahã e está também com a turma aberta nas terças e quintas às 18h, final da tarde. No dia de hoje, 1º de agosto e nesta quinta, dia 3 de agosto, haverá as aulas experimentais nesta faixa horária a fim de firmar turma.

Confira abaixo algumas técnicas de yoga que podem ser praticadas a fim de adquirir esses benefícios:

  1. Igualdade de Respiração (Sama vrtti Pranayama)

Sama significa “o mesmo ou igual”, e vrtti significa “ação ou movimento”. Nesta respiração, você vai fazer a inalação na mesma proporção que a exalação. Comece com uma contagem de quatro, inspirando 1-2-3-4 e, depois expirando 1-2-3-4.

Quando estiver se sentindo confortável com esse ritmo, você pode adicionar um ciclo de contagem para a retenção do ar inalado (inalar por quatro tempos, segure por quatro tempos e, depois, expire por quatro tempos). Essa prática vai cultivar o seu foco e criar um senso de equilíbrio.

Nível de dificuldade: Fácil

  1. O Sopro do Oceano (Respiração Ujjayi)

Também chamada de “a respiração vitoriosa”, ud significa “para cima ou superior”, e Jaya significa “vitória ou triunfo”. Para fazer essa técnica, inspire profundamente pelo seu nariz e deixe que a respiração se prenda no fundo da garganta. Depois de algumas tentativas, isso vai soar como as ondas de um oceano, e é por isso essa técnica também é chamada de “O sopro do oceano”. Ujjayi vai acalmar o seu sistema nervoso e massagear os órgãos internos profundos, como o esôfago e o baço.

Nível de dificuldade: Fácil

  1. Respiração Luminosa (Kapalabhati)

Kapala significa “crânio” e bhati significa “luz”. Essa técnica possui muitas qualidades de limpeza e deve ser começada assim: sentado, seja sobre suas pernas, em pose de herói, ou de pernas cruzadas, com as mãos sobre os joelhos, conduza o seu umbigo em direção à sua coluna cada vez que exalar, fazendo um som audível ‘CH’ com os lábios contraídos. Repita durante um minuto. Essa técnica purifica o sangue e o fígado, e aumenta os níveis de oxigênio no sangue, enquanto acalma a mente.

Nível de dificuldade: Fácil

  1. A Respiração do Leão (Simhasana)

Expire fortemente pela boca, abrindo-a tão amplamente quanto for possível, e fazendo um som de ‘AHHHH’, enquanto empurra a língua para fora tanto quanto você conseguir. Ao mesmo tempo, olhe para cima, sem mexer a cabeça.

Isso pode ser feito sentado ou em uma variedade de poses de yoga, como a postura do cachorro ou a postura do herói. Essa técnica ajuda a liberar um pouco do estresse acumulado, aumentando a circulação de sangue da língua à garganta, fortalecendo os músculos da face e da garganta, e também estimulando os olhos.

Nível de dificuldade: Fácil

Essas técnicas de respiração da yoga trazem inúmeros benefícios ao seu dia a dia! Após um dia intenso de trabalho e reserve um tempinho do seu dia para esse momento de relaxamento e sinta-se mais leve e disposto. Se interessou? Informe-se na nossa Secretaria sobre horários e valores da Yoga e #vemproclube.