A importância da prática da Hidroginástica na recuperação de lesões.

Quando o corpo realiza excesso de esforço ou não está ainda preparado para certos exercícios, pode sofrer lesões, estas inflamações são comuns acontecerem durante a prática de atividades físicas.

Entretanto, elas podem ser prevenidas de forma que não seja necessário interromper a continuidade de exercícios, o que geralmente não é agradável. Acompanhe algumas das formas de preveni-las:

– Exercícios de fortalecimento;

– Exercícios de flexibilidade;

– Prática de alongamentos.

Realizar alongamentos e exercícios de flexibilidade auxilia a preparar a musculatura e as articulações antes de começar a atividade física, pois além do desenvolvimento dos reflexos do tornozelo, joelho e quadril, são essenciais para evitar quedas, fraturas e demais lesões.

No entanto, caso tenha ocorrido machucados, surge neste cenário o tratamento por meio de atividades aquáticas, as quais trabalham o fortalecimento da musculatura, sem muito impacto, utilizando a propriedade física da água. A resistência da água é bastante grande, desta forma, sendo quatorze vezes maior que o ar, porém, ela não sobrecarrega as articulações, evitando praticamente qualquer tipo de lesão e capacita a musculatura a trabalhar de uma maneira segura.

Por quase não ter impacto, a natação permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos lubrificados, resistentes e ágeis. Além da musculatura e das articulações ficarem fortalecidas com a prática de atividades aquáticas, os índices de lesões diminuem, ou seja, a água aparece como uma ótima opção para auxiliar o trabalho de recuperação da musculatura.

Para aqueles que já possuem algum tipo de lesão nos pés, joelhos, quadril ou coluna, e que não querem perder o bom condicionamento que tinha em outros esportes, é possível fazer esse trabalho de manutenção e recuperação muscular dentro das piscinas. Existem muitos recursos e técnicas para tratar qualquer lesão sem que seja necessário repouso absoluto do aluno. A atividade física passa a ocorrer na água com pouquíssimo impacto, podendo ser trabalhado na natação e/ou hidroginástica.

A prática da natação e da hidroginástica também possibilita o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantém as articulações soltas e flexíveis, aumentando os tônus musculares, a força e o alongamento completo do corpo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s