Fisioterapia na terceira idade: Confira os benefícios e importância da atividade para os idosos

A importância da fisioterapia na terceira idade.

Com a chegada da terceira idade, a disposição física e dificuldade para mexer alguns membros podem aumentar. Porém, pesquisas revelam que os idosos só tem aumentado a busca pela qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 5,85% da população tem mais de 65 anos, número que deverá aumentar em 15 vezes até 2025. Em decorrência desta longevidade, a procura por profissionais de fisioterapia está em plena ascensão.

A Fisioterapeuta, Adriana Raubust, responsável pela Spazio Benessere, localizada no Grêmio Náutico Gaúcho, explica também o porquê da atividade ser tão importante para este público:

“Durante o processo de envelhecimento é comum ocorrerem algumas alterações nas funções do nosso corpo, como uma redução de equilíbrio, coordenação, mobilidade, flexibilidade muscular e articular além do desenvolvimento de artrose e osteoporose. A fisioterapia, tanto motora como respiratória, atua na recuperação e na prevenção das consequências causadas por estes fatores, promovendo uma boa qualidade de vida e bem estar ao idoso.”

Adriana Raubust – Fisioterapeuta da Spazio Benessere

DSCN1270

Adriana Raubust atendendo na Spazio Benessere

Portanto, juntamente com o envelhecimento, surgem as alterações fisiológicas e patológicas que merecem ser tratadas antes mesmo que apareçam. Atualmente, a fisioterapia trabalha com três áreas de atuação: preventiva, terapêutica e reabilitação. O objetivo é trazer independência para as atividades de vida diária (subir e descer escadas, lavar louça, pentear os cabelos etc), no intuito de minimizar as consequências da idade avançada.

Entretanto, antes do idoso iniciar as sessões, é necessário que seja realizada uma avaliação a fim de identificar se há restrições e quais delas. Assim, o fisioterapeuta passa a acompanhar este paciente e formular o tratamento adequado.

A evolução do tratamento fisioterapêutico é gradativa, além disso, alia saúde mental e física proporcionando bem-estar e qualidade de vida. Portanto, é saudável para os idosos praticar esta atividade tão rica em movimentos e exercícios, confira abaixo os benefícios que ela traz:

– Aumenta a força muscular

– Melhora a flexibilidade

– Melhora o equilíbrio

– Melhora a qualidade de vida

– Melhora a coordenação motora

– Previne o risco de quedas

– Previne as complicações respiratórias

– Previne complicações cardiovasculares

– Promove independência funcional

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s