Os benefícios da yoga para corredores

           Quem pratica corrida há algum tempo sabe que resistência e flexibilidade dos músculos são fatores essenciais para evitar lesões e manter o bom desempenho. Atividades complementares que foquem no desenvolvimento muscular podem ser grandes aliadas do corredor e auxiliar na correção de alguns danos causados pelo esporte.
A corrida tem um impacto grande nas articulações, o que gera um desequilíbrio muscular que pode causar lesões e é aí que entre o yoga, podendo aumentar o equilíbrio, a força e a flexibilidade de forma global.
O yoga também vai além dos benefícios físicos. Pode-se ressaltar uma melhora na respiração com a prática da atividade, além disso, o atleta fica mais consciente dos próprios pensamentos e se mantém presente durante o treino, atento ao corpo e à respiração. Assim, fica mais fácil manter a calma e o foco, que são vantagens competitivas em qualquer esporte.  Pesquisas  também apontam as técnicas de respiração do yoga como responsáveis por reprimir momentaneamente os hormônios do estresse.

São várias as razões para inserir a prática do yoga na sua rotina de vida e dos treinos:

– Alonga e tonifica os músculos;
– Melhora a flexibilidade das articulações;
– Diminui o risco de tensões e lesões ao corrigir a postura corporal e aumentar a amplitude dos movimentos
– Alivia dores musculares e fadiga mental
– Autoconhecimento, consciência corporal
– As técnicas de respiração ajudam a reduzir a frequência cardíaca em repouso e em atividade
– A prática é feita com os pés descalços e isso ajuda a remodelar a sola dos pés, normalmente comprimidas pelos tênis. Isso melhora o equilíbrio de forma geral e ainda trabalha as articulações dos tendões, tornozelos, joelhos e quadris.

Confira 4 movimentos de yoga para corredores

Salabhasana (gafanhoto)

VO2_ed.111-YOGAII-9890-765x363

        Essa posição fortalece a região lombar, os quadris e os glúteos, todos muito utilizados na corrida. De barriga para baixo, deite e deixe os braços ao lado do corpo, estendidos para trás. Inspire e eleve peito, braços, ombros e pernas, mantendo o olhar para a frente o tempo todo. Segure o corpo na posição por cerca de 45 segundos, sempre lembrando da respiração. Expire e volte para a posição original. Repita três vezes. A ênfase dessa posição está no core (abdome e costas).

Adho muka svanasana (cachorro olhando para baixo)

VO2_ed.111-YOGAII-9904-765x363

        Esse movimento de yoga para corredores é perfeito para alongar os quadris e a parte posterior das pernas. Mantenha os cotovelos estendidos e as mãos apoiadas no chão (distância à altura dos ombros). Inspire, estenda a perna até um ângulo de 90º em relação ao tronco. Expire, com a cabeça sempre sustentada olhando para baixo, alinhada ao tronco. Respire nessa posição durante 45 segundos e observe a força de braços e abdome necessários para manter a coluna alinhada.

Virabhadrasana I (guerreiro I)

VO2_ed.111-YOGAII-9877Vs.2-634x365

           A posição do guerreiro ajuda a estabilizar a região lombar e alivia o enrijecimento do pescoço, dos ombros e das costas. Também melhora o alongamento da região do core e músculos peitorais. Com uma das pernas, dê um passo para a frente e flexione o joelho até um ângulo confortável (não precisa chegar a 90°, só se for confortável para você).

Prancha estabilizadora

VO2_ed.111-YOGAII-9882-765x365

          É uma postura de base perfeita da yoga para corredores. Quanto mais avançado, mais tempo você consegue sustentar o corpo assim. Preste atenção na posição correta das costas e do quadril para não “despencar” o corpo nem ficar com o quadril muito elevado.
        Mantenha apoiados a ponta dos pés e os antebraços na distância da largura dos ombros. Inspire, mantenha os cotovelos flexionados, estenda os joelhos até alinhar tronco, quadris e pernas. Expire e perceba onde está a força: tem que ser no core e nos braços. Mantenha-se assim por 45 segundos inicialmente e aumente o tempo de acordo com sua evolução.

                O Grêmio Náutico Gaúcho disponibiliza aos associados duas opções de corrida, a de rua, em parceria com a Even Faster Sports, que possui ponto de encontro na ESEF, CETE e Parque Germânia de segunda a sexta. Já para aqueles que preferem ficar no Clube, temos a corrida indoor, realizada na esteira e orientada pelos profissionais da Academia com aulas de segunda a sábado. Para aqueles que desejam introduzir a yoga na rotina, associados e não associados podem se matricular na atividade que é oferecida nas segundas e quartas às 8h e a partir do mês de agosto nas terças e quintas às 18h. Informações sobre horários e valores nos telefones 3230.3029 /3230.3009 / 3230.3031