FITNESS: A importância da prática de exercícios físicos para a mente.

A prática esportiva é muito importante não só para manter a forma como para todo o organismo, contribuindo, assim, para o controle e prevenção de doenças, além de fortalecer os músculos, dar mais agilidade, equilibrar a pressão arterial, diminuindo os índices de estresse.

No início é imprescindível a orientação de um profissional qualificado da área da educação física que programe a combinação de exercícios apropriados às necessidades e características de cada um.  Somando os benefícios físicos da prática esportiva há também os benefícios sociais e psicológicos.

Slider-1

Atualmente é bastante difícil cumprir a rotina diária sem sofrer com o estresse. Atividades como trabalho, estudo, relacionamentos, responsabilidades, compromissos, congestionamento no trânsito, entre outros, podem causar depressão, angústia e ansiedade. Problemas modernos de jovens e adultos. Tais problemas são enquadrados como “mal do século”, capazes de causar desconforto, mal-estar e também alterações mais sérias como gastrintestinais, dermatológicos, respiratórios, dores de cabeça e musculares.

Exercícios ajudam a manter a mente e o corpo em equilíbrio

De acordo com a psicóloga Anissis Moura Ramos, especialista em Psicologia Clínica, a atividade física é uma das formas de restaurar a saúde e eliminar esses efeitos nocivos do estresse. “Os exercícios ajudam a aumentar a autoestima, concentração, a sociabilizar, melhorar a capacidade respiratória, frequência cardíaca, o humor e o sono, além de combater o sedentarismo. Para que se tenha uma boa saúde, corpo e mente precisam estar em equilíbrio”. Explica.

Saúde Cerebral

A prática regular do exercício ajuda a alcançar e compreender o verdadeiro significado da expressão latina mens sana in corpore sano, em livre tradução, mente sã e corpo são, um dos principais lemas dos adeptos da atividade física.

Holistic-Drug-Rehab-Center-picture

Praticar artes marciais, danças, natação, e outros esportes favorece o bombeamento de sangue, levando mais oxigênio pelo corpo, inclusive para as células da massa cinzenta. Por isso, quem faz exercícios regularmente tem risco menor de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVC). Os exercícios aeróbicos também estimulam a criação de novos neurônios, aumentando a capacidade de interação e comunicação entre eles.

Portanto, escolha a atividade que mais lhe agrada e passe a frequentá-la. Fugir da rotina e refugiar-se nas piscinas, como a olímpica que está com a cobertura inflável, na academia ou quadras são valiosas maneiras de relaxar e trabalhar a mente enquanto o corpo se exercita.