Vôlei, um ótimo esporte para o seu corpo!

       Você faz alguma atividade física? Que tal iniciar pelo vôlei? Além de trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental, é um esporte muito divertido. Descubra os benefícios da modalidade e quais precauções que devem ser tomadas para realizá-la sem riscos de lesões.

Para começar: o emagrecimento! Jogar vôlei promove um gasto calórico intenso: em uma hora, você pode perder até 600 calorias.

Um corpo mais ágil e flexível e melhor coordenação motora. Os movimentos do vôlei ajudam nos reflexos, no alongamento dos músculos e a velocidade das jogadas “obrigam” o cérebro a reagir rápido.

Maior massa muscular: os saltos e flexões durante a partida de vôlei tonificam os músculos, principalmente das pernas, braços, ombros e abdome.

Melhor rendimento cardiorrespiratório: por ser um esporte aeróbico, o voleibol estimula a atividade do coração e pulmões, o que reflete em mais saúde e qualidade de vida como um todo.

                Para aproveitar todos esses benefícios sem correr risco de lesões, lembre-se sempre de fazer um bom aquecimento, com atenção especial para o alongamento, antes de jogar. Fazer treinamento de força e musculação é um bom complemento para a prática do vôlei, pois melhora a força e resistência dos músculos que são bastante exigidos durante a partida.

                No Grêmio Náutico Gaúcho as aulas são ministradas pela professora Vanessa Rattay, participante das Olímpiadas Rio 2016 como apontadora de arbitragem nos jogos de voleibol de quadra, atuando em 17 jogos. Segunda Vanessa, “Foi uma experiência única, incrível e inesquecível. Tenho muito orgulho do trabalho que realizei junto com meus colegas. Foi uma conquista pessoal e profissional que ficará marcada na minha vida para sempre”.

 

              A instrutora é associada do GNGaúcho desde criança e sempre praticou esportes, dentre eles, natação, atletismo, vôlei e diversos tipos de dança. Com a formação em Educação Física pela UFRGS iniciou no Clube como estagiária auxiliando nas aulas de vôlei, atualmente é a professora titular da modalidade. Para os atletas que têm objetivo de participar das Olímpiadas, Vanessa dá a dica, “Acredito que o vôlei no GNGaúcho é focado no  desenvolvimento pessoal dos alunos dedicado para que socializem e que tenham outras atividades. Quero que eles aprendam a ter uma vida saudável, aprendam a praticar uma atividade física e que levem isso para a vida toda. Eu sou muito preocupada com o desenvolvimento particular de cada um, foco bastante na parte técnica, na parte física de desenvolver os movimentos e de como funciona o jogo. Como atleta, para os adolescentes que querem um dia ser profissionais, minha dica é a dedicação, tem que treinar muito. Os jovens de hoje tem muitos entretenimentos e opções de lazer que podem desviar o foco, acabam não valorizando muito o esforço, pois estão acostumados que os resultados apareçam mais rápido. A habilidade vem da repetição e do esforço contínuo, no esporte é necessária muita dedicação. Quem quer ser atleta de verdade tem que compreender que terá que abdicar de outros interesses e treinar todos os dias da semana, muitas horas por dia e cuidar muito da alimentação. Sempre tento falar para os alunos em valorizar o esforço e a dedicação. São fundamentais.”

IMG_1216

                Se animou? Então venha praticar vôlei no Grêmio Náutico Gaúcho. As aulas acontecem nas terças e quintas no período da tarde e à noite, podendo ser praticada tanto por associados quanto por não associados. Informe-se na Secretaria do Clube ou através dos telefones 3230.3009/3230.3029/3230.3031