A dança na maturidade: confira os principais benefícios

Praticar exercícios de forma regular possibilita que se tenha um envelhecimento saudável. Na terceira idade, se exercitar é essencial, desta forma, a dança se torna uma ótima opção de atividade que pode ser incluída na rotina das pessoas mais maduras.

Atualmente é bastante comum os Clubes e academias oferecerem aulas dançantes específicas aos idosos. Dançar, por ser uma atividade divertida e com pouco impacto, faz com que seus praticantes se adaptem facilmente.

Dança para idosos faz bem ao cérebro e pode prevenir a doença de Alzheimer

O cérebro é uma máquina surpreendente quando recebe a motivação correta. Um estudo feito pelo Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, demonstrou que a dança para idosos, praticada de forme regular, é uma das melhores formas de prevenir a doença de Alzheimer e perda de memória.

Benefícios da dança para idosos e seu corpo

A dança para idosos pode contribuir positivamente na melhora do equilíbrio desta faixa etária. Com isso, diminuem os riscos de queda bastante comuns entre eles.

A dança para este público também pode ser usada como terapia e incentiva as pessoas na terceira idade a se moverem em direções diferentes dos movimentos necessários no dia a dia. Isso ajuda a melhorar o equilíbrio global, a resistência e a velocidade de caminhada, principais fatores que levam a queda.

Um bom treino de dança para idosos irá incluir o tempo de alongamento, que pode ajuda-los a aumentar a flexibilidade e reduzir dores musculares. Além disso, os músculos do corpo começam a se deteriorar com o avanço da idade, o que, muitas vezes, leva a um aumento na gordura corporal. Através da dança, os idosos podem trabalha-los, o que ajuda a combater os efeitos da idade.

A dança evita o isolamento

Um dos grandes problemas encontrados na terceira idade é a depressão. Ela é resultado das mudanças do corpo, que leva o idoso a não poder fazer o que antes fazia parte da sua rotina. Assim, ele acaba criando uma tendência a ficar mais em casa e diminuindo seus contatos sociais até mesmo com familiares.  Desta forma, a dança pode ser um forte aliado aumentando a interação e fazendo com que essas pessoas se integrem.

A atividade também pode ser realizada em grupos, possibilitando, assim, que ele desfrute da companhia de outros dançarinos e crie laços de amizade.

Dançar requer constante movimento, por isso, consiste em um exercício aeróbico que queima muitas calorias, melhora o funcionamento do coração e ainda possibilita diversão, bem-estar e integração entre as pessoas.

WhatsApp Image 2017-05-22 at 11.24.55
Professor Jayro Dance na aula de Dança Maturidade com as alunas

O Grêmio Náutico Gaúcho oferece as aulas de Dança Maturidade, ministradas pelo professor Jayro Dance. A atividade ocorre nas segundas-feiras às 9h e sextas-feiras às 14h. Informações sobre valores e matrículas são passados na Secretaria do Clube pelos telefones 3230.3029/3230.3009 e 3230.3031.

“Dançar na terceira idade faz com que paradigmas sejam quebrados, mostrando que independente da idade e sexo todos podem dançar. Através de seus benefícios físicos e psicológicos, a dança auxilia na qualidade de vida.”

Professor de Dança Jayro Dance