FITNESS: Confira de que a forma a prática da musculação é benéfica para o envelhecimento

A musculação é uma prática de treinamento extremamente importante para a saúde, o desenvolvimento corporal e para a prevenção de doenças. Estudos comprovam a eficiência desta prática, provando, portanto, que traz benefícios para a saúde das pessoas e aptidão física.

São inúmeros benefícios como melhoras na massa muscular, flexibilidade e massa óssea, a melhora nas condições funcionais em pessoas com idade avançada, onde temos dentro dos praticantes de musculação idosos com mais força física, disposição e menos sintomas de depressão.

Dentre estes estudos, um deles revelou que idosos que envelheceram praticando corrida ou natação apresentaram os mesmos níveis de hipotrofia muscular (diminuição da massa muscular, o contrário de hipertrofia) encontrados em idosos sedentários. Em contrapartida, os que envelheceram praticando musculação apresentaram conservação da massa muscular.

Diante dos novos estudos temos a nova realidade de treinamento físico para amenizar os efeitos do envelhecimento baseado no trabalho de força, exercícios musculares, onde a musculação ganhou um papel fundamental para as pessoas envelhecerem com mais saúde, mais força, prevenindo problemas articulares e diminuindo os efeitos do envelhecimento com a diminuição de gordura corporal.

Em torno de 70% dos acidentes com idosos ocorrem devido a capacidade diminuída para andar, correr e saltar, ligada à uma capacidade de coordenação prejudicada. Portanto, a musculação se torna bastante importante para esta faixa etária. Além disso, há um fortalecimento dos principais grupos musculares (especialmente a musculatura abdominal e dorsal) e evita o aparecimento precoce de problemas posturais, com as respectivas consequências.

Para aqueles que pretendem dar início à prática de qualquer atividade física, primeiramente devem realizar a avaliação médica para que seja avaliado o seu condicionamento físico e se identifique as suas limitações. O acompanhamento de um profissional de educação física também é necessário para quem deseja evitar dores nas costas ou em outras musculaturas e prevenir complicações na saúde em decorrência do esforço exagerado. Portanto, o cronograma de treinos deve ser preparado de acordo com as suas limitações.

f0045bbd92708e1770925e94b8398442_XL

Confira abaixo os principais benefícios da musculação na maturidade:

– Aumenta a força e a flexibilidade, o que reduz a vulnerabilidade do idoso a quedas;

– Aumenta a densidade óssea, o que ajuda a evitar o acometimento de osteoporose, uma doença caracterizada pela baixa fabricação de material ósseo novo suficiente, o que acaba deixando os ossos frágeis e mais suscetíveis às fraturas;

– Diminui dores articulares que afetam locais como coluna, ombros e joelhos;

– Melhora a postura corporal;

– Reduz os sintomas de doenças crônicas, bem como de sintomas de depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e distúrbios do sono porque eleva os níveis de serotonina no corpo;

– Melhora a autoestima e aumenta a autoconfiança no dia a dia.

FONTE: https://www.aterceiraidade.net/beneficios-musculacao-terceira-idade/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s