Os benefícios da prática da natação para a saúde.

A natação é considerada uma das modalidades mais completas dentre as atividades esportivas existentes. Tanto crianças, como idosos e adultos podem atingir condicionamento físico e bem-estar através do hábito de nadar. A natação pode proporcionar desde a perda calórica, até o equilíbrio muscular e também no auxílio para a recuperação de lesões.

Acompanhe os benefícios que o esporte proporciona:

1) Não possui impacto: É comum ouvirmos pessoas relatarem desconfortos e incômodos no início da prática de exercícios físicos. A natação se difere, pois oferece algo que nenhum outro exercício aeróbico pode: ela oferece a capacidade de trabalhar todo o seu corpo, e sem qualquer impacto severo sobre o seu sistema esquelético, assim reduzindo as dores durante a fase de adaptação.

2) Proporciona equilíbrio muscular: a natação é uma das modalidades mais completas. Os movimentos realizados durante a atividade envolvem a maior parte dos músculos.

3) Melhora a postura: aumenta a flexibilidade da coluna e remove a dor.

4) Melhora a capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.

5) Promove a circulação: praticar a natação, moderadamente, de 30 minutos a uma hora, pelo menos, duas vezes por semana, melhora a circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.

6) Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ainda ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas, como a osteoartrite. Exercícios de baixo impacto (como a natação) mantém os ligamentos exigidos fluidos e em bom estado.

7) Ajuda na recuperação de lesões: atletas lesionados são incentivados a praticar natação ou fazer a reabilitação na piscina. Isso acontece devido a resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.

8) É para todas as idades: por ser um esporte sem impacto, principalmente, crianças, idosos e mulheres não correm o risco de lesões ósseas e musculares.

9) Requer maior gasto de energia: na água, seus músculos trabalham cinco, seis vezes mais do que em terra, portanto, o gasto calórico é maior do que em outros esportes.

10) Longevidade:  Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul acompanharam testes e vivência de homens com idade de 20 a 90 anos, durante 30 anos, e puderam descobrir que aqueles que praticavam natação contavam com taxa de mortalidade 50% inferior se comparados às demais pessoas fisicamente ativas ou àqueles que mantinham um estilo de vida sedentário. Vale ressaltar que pesquisas semelhantes foram realizadas com mulheres, e os resultados foram semelhantes.

landing_family-vacation.jpg

11) Artrite: A natação é muito recomendada para pessoas que sofrem com artrite. Os alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir significativamente como treino aeróbico. O ideal para pessoas que sofrem com artrite é uma piscina aquecida, pois a água quente pode ajudar a “soltar” as articulações rígidas. Na verdade, as pessoas com artrite reumatoide podem desfrutar dos benefícios da natação ainda mais que as demais pessoas, principalmente se combinada com hidroterapia. As braçadas na piscina ainda podem reduzir as dores de osteoartrite.

12) Força e tônus muscular: A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move através do ar, enquanto um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, que conta com densidade cerca de 12% maior que a referente ao ar.

13) Melhor saúde do coração: Não pense que a natação apenas tonifica músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, pois um dos maiores benefícios da natação é sobre o coração. Como a natação é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o órgão, não só ajudando-o a se tornar maior, mas beneficiando-o para um melhor bombeamento, fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

14) Controle de peso e queima calorias: Muitas pessoas pensam que porque a água é normalmente mais fria que a temperatura de nossos corpos, seria uma dificuldade para perder peso com treinos dentro da piscina, mas é necessário que essas opiniões sejam revistas. Atualmente, a natação é reconhecida como um dos , o que pode ser uma excelente alternativa para aqueles que desejam manter o peso sob controle.

15)  Sem alergias: Um dos benefícios da natação é que proporciona que você se exercite no ar úmido, o que pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergias. Um grupo de crianças foi observado durante um programa de natação durante seis semanas, e foi possível notar melhorias na severidade dos sintomas  de alergias, respiração bucal e até roncos.

Os exercícios na piscina podem auxiliar no aumento do volume do pulmão e ainda ensinar técnicas de respiração adequadas. Os benefícios da natação podem ser ainda mais superiores após o primeiro ano de prática regular.

16) Controle de colesterol: O poder aeróbico da natação contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol HDL e LDL. É dito que para cada 1% de aumento do nível do colesterol “bom” (HDL), o risco de morte por doença cardíaca cai até 3,5%.

17) Diabetes: Foi comprovado que é possível reduzir em até 6% do risco de diabetes para cada 500 calorias queimadas por semana com natação. Recomenda-se no mínimo 30 minutos de natação 3 vezes por semana, assim, você queimará em média 900 calorias, assim reduzindo o risco de diabetes tipo 2 em pelo menos 10%.

18) Sem estresse: Sendo destaque entre os exercícios aeróbicos, os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também. Ao cumprir os exercícios e reconhecer a sua superação, a pessoa se motiva e mantém-se determinado para seguir em frente. Os níveis de endorfina tendem a ficar mais elevados com as braçadas, por isso, abuse do hormônio da felicidade e seja feliz com o apoio da natação para uma melhor saúde e boa forma.

19) Autoestima: O bem-estar é um dos propósitos que favorecem as pessoas a se manterem ativas e praticando o nado regularmente. Quem não se sente bem e seguro com uma boa forma e melhor qualidade de vida? O fato de se sentir bem pode ficar evidente no comportamento e vida social daqueles que conseguem obter o máximo de benefícios durante toda a vida.

natacao 3

O Grêmio Náutico Gaúcho oferece as modalidades de natação através da parceria com a empresa Hidrolift. Há aulas de natação adulto e natação infantil. Informe-se na nossa Secretaria sobre valores e horários das turmas nos telefones 3230.3009/3230.3031 e 3230.3029.

FONTES:

https://www.ativo.com/natacao/treinamento-natacao/9-principais-beneficios-da-natacao/

http://www.mundoboaforma.com.br/12-beneficios-da-natacao-para-boa-forma-e-saude/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s