Benefícios da prática esportiva

A prática esportiva muitas vezes é impulsionada pela vontade de emagrecer, enrijecer músculos e melhorar a flexibilidade. Porém, o esporte também contribui positivamente com outros aspectos, tais como: melhora da autoestima, capacidade da memória, prevenção de algumas doenças, além de beneficiar diabéticos e hipertensos.

Embora o exercício físico canse o corpo, ele tem efeito inverso nas horas seguintes, pois aumenta o nível de adrenalina no organismo, possibilitando mais disposição. Também proporciona melhores noites de sono, motivada pela endorfina e liberada durante os treinos, mas é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama.

Praticar esportes ajuda a estimular a liberação de serotonina e dopamina, hormônios que melhoram o humor. Mesmo que a relação entre exercícios e redução da ansiedade ainda não esteja comprovada, tudo indica que a concentração no treino ajuda a esquecer, por algum tempo, os problemas geradores desse mal, o que já pode ser considerado um grande benefício.

o-EMPLOYEE-EXERCISE-facebook.jpg

Esportes coletivos, particularmente, facilitam o convívio social, uma vez que a prática depende da interação entre os integrantes. Até mesmo as atividades consideradas individuais, como corrida ou natação, têm modalidades em grupo que podem ser praticadas em companhia de outras pessoas.

Os nossos órgãos também são outros beneficiados. O sistema nervoso central, por exemplo, tem seu funcionamento melhorado, contribuindo para a produção de neurônios nas regiões associadas ao aprendizado e a memória. De acordo com pesquisas, praticar esportes pode favorecer o bombeamento de sangue para o cérebro, estimulando a criação de novas conexões entre os neurônios e aumentando a capacidade de comunicação entre as células nervosas. Consequentemente, o processo deixa o raciocínio mais rápido e melhora a memória, prevenindo contra doenças como Alzheimer e outras demências.

Já os pulmões têm sua capacidade de consumo de oxigênio e a resistência respiratória melhorada, ao mesmo tempo em que ocorre o fortalecimento da musculatura que o envolve. Para o coração também acrescem benefícios, porque a capacidade circulatória e a vascularização de quem pratica exercícios são muito mais desenvolvidas do que em pessoas  sedentárias, o que faz com que exista melhor controle da pressão arterial e redução da frequência cardíaca em repouso, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Pesquisas têm comprovado que os praticantes de atividade física tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas. A explicação tem origem exatamente na série de benefícios fisiológicos e psicológicos decorrentes da prática regular do exercício. As principais condições clínicas combatidas são: doença aterosclerótica coronariana, hipertensão arterial sistêmica, AVC (Acidente Vascular Cerebral), doença vascular periférica, obesidade, diabetes melito tipo II, osteoporose e osteoartrose, cânceres de cólon, mama, próstata e pulmão, ansiedade e depressão.

O sedentarismo é condição indesejável e representa riscos para a saúde. A prática regular de atividade física, em contrapartida, é capaz de preservar e melhorar a qualidade de vida. Embora seja de extrema importância, algumas pessoas possuem limitações que as impedem de praticar determinados esportes.

Antes de iniciar algum exercício, faça uma visita ao médico. Somente um profissional está habilitado a analisar seu estado de saúde e recomendar uma forma segura de aprimorá-la.

exercise-7

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s