Grupos de corrida e a socialização

Alcançar ou manter a forma e o condicionamento físico, ter uma atividade sociall ou colocar a saúde em dia são razões mais do que suficientes para a prática esportiva, mas calçar tênis e começar a correr pode ser mais do que isso, trazendo gratificação maior do que a esperada. A corrida, para considerável parte de seus praticantes, é muito mais do que uma atividade física voltada para a saúde ou o desempenho, é um estilo de vida.

Para muitos, correr também é uma agradável  forma de fazer novas amizades e ampliar o seu círculo social.

Os benefícios para a saúde física são obtidos com a prática já são bastante conhecidos e divulgados. Sabe-se, por exemplo, que a corrida é uma das atividades mais recomendadas para quem deseja emagrecer, porém, seus benefícios são muito mais amplos e antingem também o aspecto psicológico dos praticantes.

O alívio do estresse e a diminuição da ansiedade são dois dos principais ganhos percebidos pelos estudiosos, sendo que o aumento da socialização também é responsável por alguns dos benefícios, já que pessoas que têm amigos são comprovadamente mais felizes.

Apesar de ser uma modalidade individual, a corrida permite a criação de grupos de treinamento, fazendo com que a atividade se torne coletiva. Dessa forma, surgem afinidades entre os colegas de treino que, não raro, passam a encontrar-se também fora das pistas para outras atividades.

Algumas empresas descobriram nos grupos de corrida corporativos uma forma de aproximar colaboradores de diferentes escalas hierárquicas, criando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Mais cooperação do que competição

            Ao estudar o fenômeno do crescimento das corridas de rua no Brasil, pesquisadores identificaram, por meio de entrevistas, que os principais motivos para a permanência na atividade e nos grupos de corrida são os laços de amizade criados com os colegas de treino e o contato com o ar livre durante o exercício. As pessoas estão se reagrupando e buscando novas formas de sociabilidade, não encontradas em seu cotidiano. A corrida gera estímulos competitivos, mas também cooperativos, com os participantes auxiliando-se e incentivando-se entre si nos treinos e provas. Oportunidades de socialização ocorrem naturalmente, como em viagens para participar de provas, corridas de revezamento e, principalmente, por ser um dos poucos esportes em que é possível conversar durante a prática, aproximando ainda mais as pessoas.

            Em parceria com a Even Faster Sports, o Grêmio Náutico Gaúcho mantém um grupo de corrida para seus associados e dependentes. Com participação ativa em provas de rua e revezamentos em Porto Alegre, o grupo também já fez diversas viagens para competições pelo estado, país e até mesmo no exterior. É claro que, no grupo, as atividades sociais estão sempre presentes e os laços de amizade se estreitam cada vez mais. Além das corridas, o grupo promove encontros para passeios ciclísticos, caminhadas em trilhas, happy hours, jantares e festas.

            Venha conhecer a atividade. Informe-se sobre horários e valores na secretaria ou pelo site da Even Faster Sports: www.evenfaster.com.br

Autor do texto: Felipe Collares Moré

CREF 005994 G/RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s