29 de dezembro – O dia da Biodiversidade

Hoje, dia 29 de dezembro, é o dia da Biodiversidade. O termo biodiversidade – ou diversidade biológica refere-se à riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.

Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: um sendo todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, o outro as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente nas outras. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas encontram-se na base do ecossistema, como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, trata-se do caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

bio1

O Brasil é considerado o país da “megadiversidade” por alguns especialistas pois aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui.

A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja provocando o desaparecimento de muitas espécies em um breve espaço de tempo, o que poderá conduzir à drástica redução desta biodiversidade. Esse desaparecimento deve-se à prática intensiva da agricultura, à construção de barragens, à crescente urbanização, à destruição das florestas, à poluição e outras ações humanas.

bio3

Compreenda alguns motivos pelos quais é tão importante preservar a biodiversidade a fim do bem das espécies no planeta.

Motivos éticos: o ser humano tem o dever moral de proteger outras formas de vida, como espécie dominante no Planeta.

Motivos estéticos: de uma maneira geral, as pessoas apreciam a natureza e gostam de ver animais e plantas no seu hábitat e nas suas relações naturais.

Motivos económicos: a diminuição de espécies pode prejudicar as atividades já existentes Pode ainda comprometer a sua utilização futura (ex. para produção de medicamentos). Não podemos esquecer que pelo menos 40% da economia mundial e 80% das necessidades dos povos dependem dos recursos biológicos;

Motivos funcionais da natureza: A redução da biodiversidade leva a perdas ambientais. Isto acontece porque as espécies estão interligadas por mecanismos naturais com importantes funções (ecossistemas), como a regulação do clima; purificação do ar, proteção dos solos e das bacias hidrográficas contra a erosão; controle de pragas, etc.

images

Portanto, é fundamental que a população crie uma consciência de prevenção ao meio ambiente mantendo cuidados que possam amenizar os desastres ambientais, além de favorecer as espécies. No Grêmio Náutico Gaúcho, a campanha “Sou Consciente” traz algumas ideias e dicas de como tornar o dia-a-dia mais sustentável contribuindo para o fortalecimento do planeta. No Facebook são posts semanais com dicas e ações, há também práticas no Clube como coleta seletiva do lixo, reaproveitamento da água, reaproveitamento de materiais, reciclagem de plásticos, entre outros.

Contribua, reutilize, recicle, e pense no futuro. O planeta agradece!

logotipo-campanha-de-sustentabilidade

 Fontes: 

http://ambiente.maiadigital.pt/ambiente/biodiversidade-e/mais-informacao-1/sobre-a-importancia-da-biodiversidade

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biodiversidade/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s