Sou Consciente: campanha que busca auxiliar na preservação ambiental

             A ganância do homem sem limites e o consumo exagerado comprometem a escassez dos recursos naturais, a vida da humanidade e a sustentabilidade do planeta.  Conhecedor da importância de preservar o meio ambiente, o Clube promove diversas ações preventivas que fazem parte da campanha Sou Consciente iniciada há um ano. A ideia é demonstrar que pequenas atitudes diárias podem resultar em grandes mudanças.
O projeto, que busca despertar o interesse de associados e colaboradores pela preservação ambiental, conta com cartazes, informativos e postagens semanais na fanpage do Clube que incentivam o consumo consciente de água, papel e energia elétrica.
Com relação à coleta seletiva, algumas medidas foram implantadas na Sede Social, entre elas a compra de coletores de lixo com a separação para cada tipo de resíduo, além de informativos contendo explicações e dicas importantes para conscientização sobre o tema.

post_reciclagem

         Um dos pontos principais da campanha é chamar a atenção para a necessidade de zelar pelo bem mais precioso e cada dia mais raro no planeta, a água. Atualmente, o Clube utiliza um temporizador, que interrompe o fluxo de água em alguns segundos depois de aberto. Com a sua utilização, além de economia, previne-se o desperdício. Outra iniciativa já realizada é o reaproveitamento da água das duchas da Piscina Olímpica, que passa por um reservatório, onde é tratada e filtrada, e, depois, novamente disponibilizada.
No Complexo Térmico, as bombas de calor, cuja função é aquecer a água, atualmente, são desligadas entre 18h e 21h, horário de maior movimento, sendo substituídas pelo gerador, que assegura a qualidade da temperatura da piscina térmica e das duchas com igual eficiência e sem gasto de água. Por outro lado, preventivamente, o Departamento de Manutenção realiza conferências periódicas da rede hidráulica, evitando possíveis vazamentos e/ou desperdícios, e realiza o adequado tratamento da água das piscinas, evitando o descarte.

A equipe de jardinagem, por sua vez, está treinada para realizar as regas das áreas verdes em menor tempo possível, utilizando apenas a água estritamente necessária. Cartazes sobre o uso consciente da água foram fixados no Clube e nos vestiários, materiais que servirão de incentivo para o uso racional da água.

economia_de_agua_

         Ao economizar energia elétrica, ajuda-se a preservar o meio ambiente, ampliando o tempo de vida dos recursos não renováveis. Dentro desse propósito, está sendo planejada a substituição da iluminação das sedes pelo sistema de Led, que proporciona economia de até 80% de energia em comparação com as lâmpadas tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à sua vida útil extremamente longa.

figura1

          Estas são apenas algumas ações implantadas, o GNGaúcho espera que atitudes propostas tornem-se rotina no dia a dia de todos os seus frequentadores. É preciso reavaliar o comportamento e modos de consumo contemporâneos. A cada dia, é preciso ser mais consciente com o que se consume e, assim, buscar contribuir para um mundo mais equilibrado, com menos desperdício e desgaste do meio ambiente.

slogan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s