Atividade Física na maturidade Entrevista com os associados

A qualidade de vida está diretamente relacionada com a prática de atividades físicas. Hoje, exercícios são de extrema importância para todas as idades. Os idosos são um público em potencial para utilizar tal hábito como uma forma de bem-estar, lazer e integração.

O envelhecimento fisiológico não está necessariamente relacionado com a idade cronológica, isto costuma variar de pessoa para pessoa, levando em conta o estilo de vida de cada indivíduo. Por isso, as atividades físicas se tornam tão importantes, elas podem estar diretamente ligadas à longevidade.

Muitas pesquisas apresentadas em Congressos de Cardiologia e de Geriatria indicam que uma pessoa de 60 anos, fisicamente ativa, tem capacidade física próxima de outro muito mais jovem. Além disso, doenças degenerativas que puderem aparecer terão um curso menos grave e com maior chance de recuperação do que em indivíduos sedentários.

Ainda, não somente a estética e ausência de doenças deve ser levada em conta, a condição física e mental é de extrema relevância. Lembrando que a orientação de um profissional de educação física, bem como a passagem por uma avaliação técnica, são essenciais para a eficácia do processo.

Com o passar dos anos, o ser humano perde massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de aumentar a gordura corporal. Há uma série de alterações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos deletérios, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico.

A prática de atividades físicas se torna, sem dúvida, uma grande aliada e pode prevenir e retardar o processo de envelhecimento. Então, é recomendado que os idosos se mantenham ativos podendo alcançar os seguintes benefícios:

  • Aumento da autonomia e sensação de bem-estar
  • Aumento da força muscular
  • Manutenção ou melhora da flexibilidade
  • Maior coordenação motora e equilíbrio
  • Maior sociabilidade
  • Controle do peso corporal
  • Diminuição da ansiedade e depressão
  • Maior independência pessoal
  • Ajuda no tratamento e prevenção de doenças, entre outros.

Entretanto, é fundamental que cada esteja livre para a escolha da atividade que lhe proporciona maior prazer, para que se torne também uma opção de lazer e bem-estar. Desta forma fica mais fácil manter a regularidade e assiduidade. Envelhecer com saúde física e mental é um dos caminhos mais prósperos para atingir a real qualidade de vida.

Associados entrevistados sobre a prática de atividades físicas na maturidade:

  • Nome: Heloísa de Oliveira Fontoura
  • Idade: 69 anos
  • Quais atividades físicas pratica? Musculação, natação e hidroginástica.
  • Há quanto tempo? Musculação há 18 anos. Natação e hidroginástica há 4 anos.
  • Qual o motivo para a prática? Foi indicação médica? A Heloísa teve uma tendinite e estava fazendo fisioterapia e perguntou ao profissional se podia fazer musculação, ele afirmou que sim, desde então ela se apaixonou pela atividade e nunca mais a interrompeu. A natação e a hidroginástica foram indicadas para a associada por um médico a fim de melhorar a resistência do seu joelho.
  • Quais benefícios foram observados? Heloísa menciona que observou os benefícios muito rápido. O joelho melhorou 100%. O médico segue lhe recomendando apenas exercícios, ela não precisa tomar remédios. A associada também relatou sobre as amizades que faz frequentando a academia e aulas de natação e hidro, ela chega antes do horário das aulas para se integrar e conversar com os amigos, citou que sente uma grande sensação de bem-estar.
Heloísa.JPG

Associada Heloísa na academia do Clube

  • Nome: Verony José Gaiatto
  • Idade: 76 anos
  • Quais atividades físicas pratica? Musculação e aeróbico
  • Há quanto tempo? 6 meses
  • Qual o motivo para a prática? Foi indicação médica? O Sr. Verony recebeu indicação médica para praticar atividades físicas devido ao Parkinsonismo. Ele pratica as atividades na academia 3x por semana. O associado citou que procura manter-se ativo também nas tarefas de casa (como cortar lenha e cozinhar) com o objetivo de sempre aprimorar a sua musculatura.
  • Quais benefícios foram observados? O Sr. Verony mencionou que a prática dos exercícios físicos lhe proporciona um aprimoramento na sua musculatura. Ele necessita sempre seguir os exercícios para não deixar que seus músculos paralisem.
Verony.JPG

Associado Verony na academia do Clube

Fontes:

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/02/idosos-que-praticam-exercicios-fisicos-diarios-podem-viver-por-mais-tempo.html

http://www.maisequilibrio.com.br/fitness/atividade-fisica-para-terceira-idade-3-1-2-165.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s