Modalidades Esportivas que o GNGaúcho oferece

As pessoas, de uma maneira geral, buscam uma vida longa e saudável, e, para isso, a prática da atividade física torna-se bastante importante. O segredo para manter-se firme e não pausar atividades é, de acordo com os especialistas, optar por exercícios que tragam satisfação e estimulem a persistência. A prática regular de exercícios é sinônimo de saúde e traz ainda mais benefícios do que se pensava. Seguir uma rotina de treino não ajuda somente a manter o corpo em forma, como também age na prevenção de doenças.

O GNGaúcho oferece diversas modalidades esportivas para associados e possibilidades também aos não associados. Dentre as opções, estão o Futsal, Vôlei, Basquete, Patinação, Natação, Triathlon e Padel. O GNGaúcho ainda oferece opções como Grupo de Corrida, Corrida Indoor, além da academia e aulas de ginástica. Conheça algumas modalidades esportivas descritas abaixo.

Basquete

O Basquete refere-se a um jogo coletivo disputado por duas equipes de cinco jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dento do cesto instalado no fundo da quadra ocupada pelo adversário. Dentre os benefícios que este esporte pode trazer estão a resistência e tônus, braços e ombro. Força e agilidade devido aos deslocamentos na quadra, ele desenvolve a concentração e autodisciplina além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora. No GNGaúcho, as aulas de basquete acontecem nas segundas das 9h30 e às 18h30, nas quartas e sextas as 18h30 e terças e quintas às 16h30.

Futsal

Outra modalidade esportiva é o Futsal, um futebol adaptado para a prática em uma quadra esportiva com times de cinco jogadores cada. As equipes têm por objetivo colocar a bola na goleira adversária, por passes ou dribles marcando gols. Dentre os benefícios estão o desenvolvimento de habilidades motoras como locomoção, coordenação, equilíbrio, agilidade, flexibilidade e domínio da bola. Ele promove a sociabilização entre os praticantes, melhora a capacidade cardiovascular e o condicionamento físico, também desenvolve membros inferiores (coxas e panturrilhas), fortalecendo glúteos, costas e abdômen.

Vôlei

Também nas quadras, o Clube possibilita a prática de vôlei, jogo em que há duas equipes de seis jogadores cada, se dividindo entre a rede. O objetivo é que a bola ultrapasse a rede e toque o chão da quadra do adversário. O esporte promove a sociabilidade e interação, trabalha a capacidade física funcional, muscular e cardiorrespiratória. Também melhora a coordenação motora e flexibilidade, tonifica os músculos dos braços, pernas, costas e abdômen além de aliviar o estresse. As aulas acontecem nas terças e quintas, em dois horários, às 14h e às 20h (para o pessoal acima de 16 anos).

Karatê

No campo das artes marciais, o GNGaúcho oferece a modalidade karatê. Consiste em uma arte marcial japonesa que usa socos, pontapés, golpes de joelho, cotoveladas e técnicas de mão aberta. É altamente científica, fazendo mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa. O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, por meio do árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. Entre os seus benefícios estão a melhora da postura, desenvolvimento da força, condicionamento físico, construção de confiança, desenvolvimento de autocontrole e serenidade, além de fortalecer os músculos e ossos. No Clube, as aulas acontecem de segunda a sexta às 18h30 e às 19h30. Nas terças e quintas ocorrem às 9h.

Judô

Continuando nas artes, a outra modalidade oferecida é o Judô, uma arte marcial esportiva que tem por objetivo criar uma técnica de defesa pessoal. Além de desenvolver o físico, espírito e a mente. As lutas são praticadas no tatame e a meta é derrubar o adversário, imobilizando-o. No GNGaúcho, o judô acontece nas segundas, quartas e sextas às 18h30 e 20h e nas terças e quintas às 20h30.

Patinação

Outra modalidade oferecida é a patinação, uma derivação do esporte praticado no gelo. A atividade de alto rendimento executa movimentos que se caracterizam pela graça e elegância, tornando-se um espetáculo de beleza para os espectadores. Entre os seus benefícios estão a força aos músculos inferiores, a melhora da concentração, coordenação motora resistência muscular, agilidade e reflexos. Adequa a postura correta de acordo com os movimentos, sendo recomendada para pessoas que possuem dores e desvios de coluna. Ajuda a emagrecer além de proporcionar bem-estar psicológico. No Clube, a patinação acontece nas segundas às 19h30, nas quartas às 19h30 e 20h30 e nos sábados às 10h e 11h.

Triathlon

Outro esporte é o Triathlon, complexo e desafiador, ele envolve a execução de três modalidades distintas, a natação, a corrida, resistência muscular e a força. Ele auxilia no emagrecimento, melhora a autoestima, reduz o estresse e a ansiedade. No GNGaúcho é praticado nas terças e quintas ao meio-dia.

Natação

Nas piscinas, é praticada a natação, um esporte considerado dos mais completos, é uma forma de movimento que visa à sustentação e à propulsão sobre a água e se dá pela combinação rítmica entre os braços e as pernas. A natação melhora a postura, fortalece a musculatura de tronco, braços e pernas, ajudando a prevenir problemas ortopédicos. Melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma e brinquite. Proporciona ganho de força, resistência, flexibilidade e velocidade, combatendo também o estresse e desenvolvendo a disciplina e autoconfiança. As aulas no Clube acontecem de segunda a sexta, entre 7h e 20h45.

Hidroginástica

Ainda nas águas, outra prática saudável é a hidroginástica, utiliza movimentos simples, com ou sem acessórios e busca interação do aluno com seus colegas e com a música, dentro da piscina. Dentre os benefícios, estão ganho de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Beneficia o controle, tratamento e prevenção de doenças cardiorrespiratórias, auxiliando na diminuição do consumo de medicamentos. No GNGaúcho estas aulas acontecem de segunda a sexta-feira entre 7h e 20h.

 

Padel

O Padel é uma modalidade praticada em duplas com raquetes e uma bola. O jogo se diferencia de outros esportes similares devido à interação com as paredes das quadras. O praticante de padel pode obter diversos benefícios, como trabalhar todo o corpo, pois ele exige grande movimentação dos membros inferiores e força dos superiores. A prática também auxilia na perda de peso e alivia a tensão dos músculos. Praticar padel também pode melhorar a coordenação motora, o reflexo e a elasticidade, além de exercitar a inteligência pois exige muita concentração.

No GNGaúcho as aulas acontecem nas segundas-feiras as 14h e às 17h. Nas terças às 8h e às 10h. O Clube também possui a modalidade nas quintas às 9h, 14h e 17h e nos sábados às 10h30.

 

Grupo de Corrida

Atividade que usa capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio. A corrida é o esporte individual que mais une os praticantes, pois aproxima pessoas com estilo de vida parecido fazendo com que compartilhem suas ideias e seus passos. Os benefícios para os praticantes de corrida são muitos, ela reduz o risco de infarto, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora o controle da pressão arterial e os níveis de colesterol, além de melhorar a qualidade do sono e as funções dos rins.

No Clube, a prática da atividade é oferecida nas segundas, quartas e sextas às 18h30, nas terças e quintas às 7h e às 18h30 e nos sábados às 9h.

Academia GNGaúcho

A Academia do GNGaúcho constitui-se em um local apropriado para o ensino e a prática de esportes e exercícios aeróbicos, como as ginásticas e os anaeróbicos, como, por exemplo, a musculação.

O Clube oferece diversas atividades dentro da sua academia, dentre elas, estão: Aero Local, Along Lax, Alongamento, Corrida Indoor, GAP (glúteo, abdômen e perna), Jump, Ginástica localizada, Step Local e Musculação.

Antes de iniciar uma atividade física com estabilidade, é imprescindível procurar um médico. No Clube, é necessário apresentar atestado médico para a prática de algumas atividades, como musculação, ginástica, natação e hidroginástica. O atestado deve ser preenchido pelo médico escolhido pelo associado, preferencialmente cardiologista em receituário no qual conste o nome do profissional, número do CRM, contato e endereço profissional, com texto afirmando que o interessado está em condições clínicas e cardíacas de praticar exercícios.

Recomendamos que o aluno converse com o profissional de Educação Física para obter as devidas orientações referentes a modalidade de interesse, conforme suas necessidades e limitações, para que, assim tire o proveito adequado da atividade sem prejudicar a saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s